Trump volta a criticar Brasil e chama julgamento de Bolsonaro de “execução política”
Trump defende Bolsonaro e critica relação comercial com o Brasil. O presidente americano descreveu a imposição de tarifas de 50% como uma resposta às elevadas taxas brasileiras sobre produtos dos EUA.
Donald Trump voltou a criticar o Brasil em entrevista no Salão Oval, defendendo Jair Bolsonaro, que enfrenta um processo no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
Ele afirmou conhecer Bolsonaro e diz que o julgamento é uma “execução política”. "Eles pegaram um presidente, colocaram-no na prisão e agora estão tentando prendê-lo de novo", afirmou Trump.
Sobre a relação comercial entre os países, Trump declarou que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível” e defendeu a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros devido às “taxas tremendas” cobradas pelo Brasil aos produtos americanos.
“Isso sempre tornou muito difícil fazer qualquer negócio”, disse Trump, referindo-se à comparação de tarifas.
A crise diplomática entre Brasília e Washington se intensificou após Trump vincular a elevação das tarifas à interrupção do julgamento de Bolsonaro, uma exigência rejeitada pelo governo brasileiro.
Enquanto isso, Lula busca apoio no BRICS para enfrentar a pressão econômica americana.
Trump finalizou dizendo que não está “nem um pouco preocupado” com a aproximação do Brasil e México com a China, destacando que eles “podem fazer o que quiserem”.