Trump volta a criticar Espanha por não concordar em elevar gastos com defesa no âmbito da Otan
Trump critica Espanha por não elevar gastos com defesa a 5% do PIB, prometendo consequências em negociações comerciais. O presidente espanhol, Pedro Sánchez, defende percentual de 2,1% e reafirma compromisso com a segurança europeia.
Críticas de Trump à Espanha na cúpula da OTAN
O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Espanha durante a cúpula da OTAN por não cumprir o compromisso de elevar gastos com defesa a 5% do PIB.
Trump afirmou que a Espanha foi o único membro a “descumprir” o pacto e planeja impor custos econômicos ao país nas negociações comerciais, afirmando: "Eles pagarão o dobro".
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, confirmou que o país não gastará mais de 2,1% do PIB em defesa, o que considera suficiente para cumprir com os compromissos da OTAN.
Sánchez elogiou o apoio de aliados à declaração final da cúpula e destacou a flexibilidade dada à Espanha para não atingir a meta de 5% de forma obrigatória.
Ele reafirmou que a Espanha é uma solução para a OTAN, não um problema, e destacou que a cifra de 2,1% foi recomendada por especialistas de Defesa.
O governo espanhol garantiu que continuará a ser uma peça-chave na segurança europeia e que respeita sua soberania para decidir sobre os gastos de defesa.
Sánchez, por fim, lamentou não ter tido oportunidade de conversar ou cumprimentar Trump, atribuindo isso a questões “casuais”.
Publicado por Fernando Dias