Trump volta a criticar Powell nas redes e diz que juros deveriam estar a 1%
Trump critica o Federal Reserve por suas taxas de juros e sugere demissão de Jerome Powell. O ex-presidente afirma que taxas mais baixas seriam benéficas para o mercado imobiliário e a economia dos EUA.
Donald Trump criticou novamente Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), em suas redes sociais.
Trump defendeu que os juros deveriam ser reduzidos para 1%, afirmando que as taxas altas estão sufocando o mercado imobiliário e dificultando a compra de casas, especialmente para os jovens.
Em sua postagem na Truth Social, Trump declarou: "Os Estados Unidos estão bombando" e que "merecemos estar com uma taxa de 1%, economizando um trilhão de dólares por ano em custos com juros."
O presidente dos EUA tem criticado a política monetária de Powell durante seu segundo mandato, afirmando que ele está "atrasado" em relação a outros bancos centrais que reduziram suas taxas de juros.
Rumores de que Trump estaria disposto a demitir Powell geraram preocupação entre investidores, mas Trump negou essa intenção. O mandato de Powell vai até 2026, e mudanças na presidência do Fed antes do término poderiam comprometer a independência da autarquia.
Além disso, a reforma de dois prédios históricos do Fed, avaliada em US$ 2,5 bilhões, tem sido criticada por republicanos, sugerindo que a má gestão orçamentária poderia ser um motivo para a demissão de Powell.