HOME FEEDBACK

Trump volta a defender Bolsonaro: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”

Trump defende Bolsonaro em meio a investigações judiciais no Brasil e critica tratamento ao ex-presidente. Lula afirma que o Brasil é soberano e não aceitará interferências externas em questões internas.

Donald Trump defendeu Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (8) em publicação na rede Truth Social.

O ex-presidente dos EUA chamou Bolsonaro de vítima de uma “caça às bruxas” e pediu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz.”

Trump já havia manifestado apoio no dia anterior, afirmando que estava acompanhando “muito de perto” a situação judicial de Bolsonaro e que ele não teve culpa em nada, “exceto por lutar pelo povo”.

“Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, mês após mês, ano após ano!”, destacou Trump. “Ele não é culpado de nada.”

Bolsonaro enfrenta atualmente investigações no STF e na Justiça Eleitoral, sendo declarado inelegível e réu por tentativas de ruptura institucional após as eleições de 2022.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu à manifestação de Trump, ressaltando a soberania do Brasil e que a defesa da democracia é um assunto que compete aos brasileiros. Em nota, disse:

  • “Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.”
  • “Possuímos instituições sólidas e independentes.”
  • “Ninguém está acima da lei, sobretudo os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.”

A resposta de Lula reafirma o tom institucional do Planalto, refletindo as tensões e a polarização ideológica entre os dois líderes, com possíveis impactos nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Leia mais em infomoney