HOME FEEDBACK

Trump volta a exigir que BC americano baixe os juros

Trump pressiona Fed por cortes nas taxas de juros enquanto Powell se prepara para audiência no Congresso. O ex-presidente critica a política monetária atual e defende que a redução poderia gerar economia significativa para os Estados Unidos.

Donald Trump exigiu novamente uma redução da taxa de juros nos Estados Unidos, citando a ausência de cortes enquanto a Europa já realizou dez.

Em sua rede Truth Social, Trump afirmou: "Sem inflação, uma economia magnífica. Deveríamos estar pelo menos dois ou três pontos abaixo." Ele argumentou que a redução economizaria mais de US$ 800 bilhões por ano.

Trump intensificou os ataques ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, chamando-o de "besta" e "teimoso". Na terça-feira, Powell comparecerá ao Comitê de Serviços Financeiros do Congresso para apresentar o relatório semestral de política monetária.

No mês atual, o Fed manteve suas taxas entre 4,25% e 4,50%, decisão justificadas por previsão de maior inflação e menor crescimento.

Aumentos de juros são comuns para conter a inflação, mas a ofensiva tarifária de Trump, que inclui tarifas de 10% em diversos produtos, complica as decisões do Fed, podendo alimentar a inflação e prejudicar o crescimento.

Leia mais em o-globo