Trump volta a falar em notificar países sobre tarifas, de até 70%
Trump anuncia tarifa sobre exportações de países sem acordos comerciais, com início em 1º de agosto. Cartas notificando os parceiros serão enviadas hoje e em dias subsequentes, aumentando a pressão nas negociações comerciais.
Trump anuncia novas tarifas comerciais
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que começará a notificar parceiros comerciais sobre novas tarifas em 1º de agosto. Cartas serão enviadas a países que não firmarem acordos com os EUA.
Trump afirmou que cerca de 10 a 12 cartas serão enviadas nesta sexta-feira, e o prazo para acordos é até 9 de julho. As tarifas podem variar de 20% a 70%.
As negociações estão em fase crítica com países como Indonésia, Coreia do Sul, União Europeia e Suíça. Trump não revelou quais países serão afetados, mas mencionou que “o dinheiro começará a entrar nos EUA em 1º de agosto”.
As bolsas na Ásia e Europa caíram, enquanto o dólar também sofreu desvalorização. O Federal Reserve permanece cauteloso em reduzir as taxas de juros devido aos efeitos inflacionários das tarifas.
Segundo a Bloomberg Economics, se todas as tarifas forem elevadas, a média sobre as importações dos EUA pode chegar a 20%, impactando o crescimento econômico.
Trump anunciou um acordo com o Vietnã para tarifas de 20% sobre suas exportações, mas os detalhes ainda não estão claros. A Indonésia mostra confiança em garantir um acordo comercial antes do prazo.
A Coreia do Sul está tentando finalizar um acordo com novas propostas, e Trump expressou otimismo sobre um entendimento com a Índia, mas é cético em relação ao Japão.
Não há planos para adiar o prazo, e a decisão de prorrogar as negociações cabe a Trump.