HOME FEEDBACK

Trump volta a pedir que Irã pare “imediatamente” de apoiar os houthis

Trump pressiona Irã para interromper apoio aos houthis e alerta sobre retaliações. A escalada das tensões ocorre em meio a impasses nas negociações nucleares entre os dois países.

Donald Trump, presidente dos EUA, pediu nesta 4ª feira (19.mar.2025) que o Irã pare de apoiar os houthis no Iêmen. Em postagem na Truth Social, ele afirmou que o Irã deve deixá-los lutar sozinhos.

Trump declarou: “De qualquer forma, eles perdem, mas dessa forma eles perdem rapidamente. Tremendos danos foram infligidos aos bárbaros houthis... eles serão completamente aniquilados.”

A declaração ocorreu após o Irã resistir a negociar um novo acordo nuclear com os EUA. O líder supremo Ali Khamenei mencionou que não faz sentido firmar um tratado se os iranianos não confiam na promessa dos EUA.

Fontes do portal Axios informaram que Trump enviou uma carta ao Irã com um prazo de 2 meses para o novo acordo, sinalizando possíveis negociações antes de uma retaliação. Ele também ameaçou ações se o Irã interferisse no conflito com os houthis.

As tensões aumentaram após o início da guerra entre Israel e Hamas em 2023, com ataques dos houthis a navios no Mar Vermelho, incluindo frotas norte-americanas. O governo do ex-presidente Joe Biden adotou uma postura defensiva em relação aos houthis.

O conflito se intensificou em 15.mar, quando Trump ordenou ataques ao Iêmen, motivados por ofensivas contra embarcações. Ele alerta o Irã para não apoiar os houthis, que prometem continuar a ofensiva contra os EUA e aliados, como Israel.

Leia mais em poder360