Trump volta a pressionar Fed e diz que deveriam estar em 1% ‘ou até menos’
Trump critica duramente o presidente do Fed por manter altas as taxas de juros, alegando que isso resulta em custos exorbitantes para a economia americana. Ele sugere que as taxas deveriam ser drasticamente reduzidas para impulsionar o crescimento e minimizar perdas financeiras.
Donald Trump criticou novamente o Federal Reserve (Fed) e Jerome Powell por manter as taxas de juros elevadas.
Nesta segunda-feira, Trump afirmou que o Fed falhou em evitar gastos excessivos com juros, sugerindo que a taxa de juros deveria ser de 1% ou menos. Atualmente, ela varia entre 4,25% e 4,50%.
Em uma postagem na Truth Social, Trump comparou as taxas de juros dos EUA com as do Japão (0,5%) e da Dinamarca (1,5%), afirmando que os EUA estão “perdendo centenas de bilhões de dólares” por conta dos juros altos. Ele escreveu: “Jerome, você está, como sempre, muito atrasado.”
O ex-presidente afirmou que Powell e o comitê do Fed deveriam estar envergonhados por permitir níveis altos de juros e criticou a inatividade do comitê. Ele acredita que, se estivessem fazendo seu trabalho, os EUA economizariam trilhões de dólares.
- Trump deseja que as taxas de juros sejam reduzidas.
- Ele quer indicar um novo líder para o Fed que busque flexibilizar a política monetária.
- Os participantes do mercado estão atentos a uma possível indicação antecipada para substituir Powell, que permanece no cargo até maio de 2026.