Trump volta a pressionar Powell: deveria 'renunciar imediatamente' se enganou o Congresso
Donald Trump intensifica críticas a Jerome Powell, pedindo sua renúncia em meio a polêmicas sobre reforma no Federal Reserve. O presidente dos EUA destaca a importância de um novo líder comprometido com a redução das taxas de juros.
Trump critica Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), e pede sua renúncia, caso se confirmem alegações de engano ao Congresso.
Durante uma reunião de gabinete, Trump chamou Powell de “terrível” e reiterou que ele deveria “renunciar imediatamente”. O presidente exige alguém que reduza as taxas de juros.
Trump tem atacado Powell por manter a taxa de juros estável e, no mês passado, indicou que buscaria um sucessor que apoie cortes.
Aliados de Trump, como Bill Pulte, pedem que o Congresso investigue Powell, alegando que seu testemunho sobre reformas na sede do Fed foi “enganoso”.
Reportagens indicam que as reformas na sede do Fed tiveram crescentes custos e incluíram itens considerados extravagantes. Powell, em audiência no Senado, contestou tais informações.
Trump já manifestou a vontade de demitir Powell, mas também afirmou que “não tem intenção de demiti-lo”. Ele mencionou ter nomes em mente para um possível substituto, visando alguém favorável a cortes nas taxas.
O Fed manteve a taxa de juros enquanto Powell alertou sobre a necessidade de cautela devido a incertezas comerciais geradas por tarifas impostas por Trump.