TSE deve julgar aliados de Bolsonaro enquanto ex-presidente responde a ação no STF; veja quem são
Enquanto Jair Bolsonaro enfrenta uma ação penal no STF, o TSE se prepara para decidir o futuro político de dois aliados do ex-presidente. O julgamento pode ter impactos significativos nas candidaturas de Jorge Seif e Antonio Denarium nas eleições de 2026.
Jair Bolsonaro enfrenta ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se prepara para julgar ações de cassação contra dois aliados: Jorge Seif e Antonio Denarium.
A presidente do TSE, Cármen Lúcia, pode pautar o julgamento ainda neste semestre. A decisão é urgente, pois ambos almejam candidaturas em 2026.
Os processos foram retirados da pauta no ano passado, pois a prioridade de 2024 era analisar casos de campanhas municipais.
- Jorge Seif (PL-SC): absolvido por abuso de poder econômico em 2022, o TSE decidirá se mantém ou cassa seu mandato. Ele é acusado de receber doações irregulares, incluindo a cessão de um helicóptero.
- Antonio Denarium (PP): mandato cassado pelo TRE de Roraima por abuso de poder político e econômico, principalmente pelo uso irregular de programas sociais nas eleições de 2022.
Além deles, outros dois bolsonaristas devem ser julgados em data indefinida:
- Carla Zambelli (PL-SP): acusada de abuso dos meios de comunicação e condenada pelo TRE de São Paulo por divulgar informações falsas em 2022.
- Cláudio Castro (PL): absolvido pelo TRE do Rio de Janeiro, porém acusado de gastos irregulares de R$ 10 milhões do Fundo Eleitoral.
Leia mais em
estadao