HOME FEEDBACK

Turista é detido na Índia por tentar contato com povo isolado

Turista americano é detido na Índia por tentativa de contato com tribo isolada. A ação levanta preocupações sobre a preservação da cultura e saúde dos Sentinelese.

Mykhailo Viktorovych Polyakov, um turista norte-americano de 24 anos, foi detido na Índia em 31 de março de 2025.

A prisão ocorreu após ele tentar se aproximar da ilha Sentinela do Norte, na Baía de Bengala, em busca de contato com o povo Sentinelese.

A ilha é protegida por leis indianas que proíbem visitas para preservar o modo de vida dos Sentineleses e protegê-los de doenças externas.

Polyakov, que não teve sucesso na aproximação, foi visto por um pescador local em seu retorno. A polícia apreendeu:

  • Um barco inflável;
  • Um motor;
  • Itens pessoais do turista.

Até o momento, ele não enfrenta acusações formais. O Departamento de Estado dos EUA confirmou a detenção de um cidadão, mas não forneceu mais detalhes.

Os Sentineleses são conhecidos por sua reclusão e resistência a contatos externos. Interações não autorizadas representam um risco significativo, como demonstrado pelo caso do missionário John Allen Chau em 2018.

Caroline Pearce, diretora da Survival International, criticou Polyakov, chamando suas ações de “imprudentes e idiotas”. Ela destacou o risco de extermínio que doenças comuns representam para povos isolados e chamou a exposição da tribo a potenciais patógenos de irresponsabilidade.

Leia mais em poder360