Uber e iFood fazem parceria para integrar pedidos de corrida e comida no Brasil
Uber e iFood se unem para integrar serviços de transporte e delivery no Brasil, visando fortalecer sua presença no mercado diante da concorrência internacional. A parceria permitirá que usuários façam pedidos e solicitem viagens sem alternar entre aplicativos, potencializando a experiência do cliente.
Uber e iFood anunciam parceria estratégica no Brasil para integrar seus serviços.
Essa união ocorre em um cenário competitivo, com Meituan e Didi Global Inc. investindo para desafiar a liderança do delivery no país.
Os usuários da Uber poderão acessar serviços de entrega do iFood e vice-versa, sem mudanças nos programas de assinatura paga existentes. Ambas as empresas consideram explorar iniciativas conjuntas de assinaturas pagas futuramente.
O diretor executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, destacou que apenas metade dos clientes utilizam ambas as plataformas. A integração facilitará o planejamento de viagens e pedidos em um único aplicativo.
A Uber vê o Brasil como um mercado de entrega ainda inexplorado, buscando expansão internacional com aquisições, como a recente participação na plataforma turca Trendyol Go.
A parceria com o iFood, líder de mercado no Brasil, é uma alternativa menos custosa do que uma aquisição direta. Recentemente, a Meituan anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para lançar seu aplicativo de entregas.
A Bloomberg Intelligence destacou quatro líderes globais no setor de entregas: DoorDash, Uber, Meituan e Prosus.
O iFood, que processa mais de 120 milhões de pedidos por mês, opera com 360 mil entregadores e 400 mil estabelecimentos em cerca de 1.500 cidades brasileiras.
A parceria lembra um acordo semelhante da Uber com a Instacart, visando expandir sua presença no mercado de entrega nos Estados Unidos, dominado pela DoorDash.
Recentemente, a DoorDash também procurou se expandir globalmente, oferecendo £ 2,9 bilhões pela britânica Deliveroo Plc.