Uber negocia com ex-CEO para ajudar na compra da unidade americana da Pony AI, de veículos autônomos, diz jornal
Uber negocia com ex-CEO Travis Kalanick para financiar aquisição da Pony AI. As ações de ambas as empresas se valorizam em meio a especulações sobre o possível vínculo.
A Uber Technologies está em negociações com seu ex-CEO Travis Kalanick para financiar a aquisição da unidade americana da empresa chinesa de veículos autônomos Pony AI, segundo o New York Times.
As ações de ambas as empresas dispararam nas negociações desta quinta-feira, com a Uber subindo 3,8% e a Pony até 21%.
As negociações são preliminares e Kalanick assumiría a liderança da Pony se o acordo se concretizar, enquanto continua à frente da sua empresa, a CloudKitchens.
A Uber se movimentou para se estabelecer como a principal plataforma para fabricantes de veículos autônomos, mudando sua estratégia de desenvolvimento interno para parcerias, com mais de uma dúzia de acordos firmados.
Apesar disso, investidores de Wall Street permanecem céticos sobre a Uber, diante da popularidade crescente dos serviços de robotáxi da Waymo e Tesla.
A empresa já havia negociado anteriormente o investimento na oferta pública inicial (IPO) da Pony AI, que também fez parcerias para lançar serviços comerciais de robotáxis fora dos EUA.
A Pony, com sede na China, possui operações de pesquisa e testes nos EUA e Europa, e a Toyota Motor é a maior acionista, com quase 16% de participação.