HOME FEEDBACK

Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo e EUA retomam ajuda

Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo dos EUA, com expectativa de negociação com a Rússia. Acordo visa estabelecer um compromisso de paz duradouro e retomar a ajuda militar e humanitária ao país.

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, anunciou em 11 de março de 2025 que a Ucrânia aceitou a proposta norte-americana para um cessar-fogo na guerra contra a Rússia.

Rubio levará o plano para Moscou, esperando um sim do Kremlin; detalhes da proposta e data do contato com o governo russo não foram revelados.

"Hoje fizemos uma oferta, que a Ucrânia aceitou, de um cessar-fogo e de negociar o fim desse conflito de forma duradoura", disse Rubio após negociações na Arábia Saudita.

O cessar-fogo será imediato e terá duração de 30 dias, com possibilidade de extensão mediante novo acordo, conforme comunicado conjunto dos governos dos EUA e da Ucrânia. A efetividade do acordo depende da aprovação da Rússia.

Os EUA também concordaram em retomar a ajuda militar e humanitária à Ucrânia, e assinaram um acordo para exploração de minerais raros no país.

O comunicado destaca a importância da ajuda humanitária durante o cessar-fogo e pede a nomeação das equipes de negociação para avançar em um acordo de paz que garanta a segurança da Ucrânia.

A Ucrânia reafirmou que parceiros europeus devem participar do processo de paz, após tensões entre os líderes dos EUA e da Ucrânia e a exclusão de países europeus das negociações pela paz na região.

Leia mais em poder360