Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo em meio a conflito com a Rússia
Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA em meio à pressão militar russa. Reuniões para negociações de paz começam imediatamente, com apoio de aliados europeus.
Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias em meio ao conflito com a Rússia, anunciou nesta terça-feira (11).
A decisão ocorre em um momento crítico, com 10 mil soldados ucranianos em risco de serem cercados pelas tropas russas em Kursk.
O acordo foi proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em declaração conjunta, ambos os países afirmaram que “as delegações concordaram em nomear suas equipes de negociação e iniciar imediatamente negociações para uma paz duradoura”.
A segurança de longo prazo da Ucrânia é uma prioridade e os EUA se comprometeram a discutir propostas com a Rússia. A delegação ucraniana pediu que parceiros europeus sejam incluídos no processo.
Os EUA e a Ucrânia se reuniram na Arábia Saudita para discutir tratados de paz. A proposta ainda precisa ser formalmente assinada.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou o acordo: “Vemos isso como um passo positivo... Agora, cabe aos Estados Unidos convencer a Rússia a fazer o mesmo.”
Trump ressaltou que conversas com a Rússia ocorrerão ainda nesta semana.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Nátaly Tenório