HOME FEEDBACK

Ucrânia ataca refinaria russa antes de reunião entre Trump e Putin

A ofensiva ocorre em meio a negociações de alto nível entre líderes mundiais e intensifica as tensões no conflito Ucrânia-Rússia. O ataque destaca a estratégia ucraniana de atingir infraestruturas críticas do inimigo em um momento decisivo para discussões de paz.

A Ucrânia atacou uma refinaria russa em Syzran, enquanto Vladimir Putin e Donald Trump se encontram no Alasca para discutir um possível cessar-fogo.

O ataque, ocorrido na região de Samara (850 km da fronteira com a Ucrânia), é o quinto na semana contra a infraestrutura energética russa, segundo a Bloomberg.

Após o ataque, "um incêndio e explosões foram registrados", informou o Estado-Maior de Kiev em uma rede social. A refinaria produz vários tipos de combustíveis, inclusive querosene de aviação, e abastece as forças armadas russas.

A Rosneft PJSC, proprietária da refinaria, não se manifestou imediatamente. O governador de Samara, Vyacheslav Fedorischev, relatou um "ataque massivo" e afirmou que os incêndios foram contidos rapidamente.

A refinaría de Syzran tem capacidade projetada de 8,5 milhões de barris por ano e já foi atacada diversas vezes, sendo que o último ataque, em fevereiro, forçou a parada de suas operações por cerca de uma semana.

Leia mais em valoreconomico