HOME FEEDBACK

Ucrânia mata agentes russos suspeitos de assassinar coronel

Operação ucraniana resulta na morte de agentes russos envolvidos no assassinato de coronel do SBU. O confronto ocorreu após a resistência dos suspeitos durante a tentativa de prisão em Kiev.

Agentes da inteligência da Ucrânia mataram neste domingo (13) membros do serviço secreto russo suspeitos pelo assassinato de um coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Ivan Voronich.

Voronich foi morto a tiros na manhã da última quinta-feira (10), no estacionamento de um prédio em Kiev.

Segundo a agência de inteligência ucraniana, a operação visava prender os agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, que resistiram e foram mortos em um confronto.

O SBU identificou duas pessoas, um homem e uma mulher, como suspeitas pelo assassinato. O número de agentes mortos não foi informado.

Até o momento, as autoridades russas não comentaram publicamente o ocorrido. Durante a guerra, que já dura mais de três anos, outros oficiais militares de alta patente russos foram mortos pela Ucrânia.

Na quarta-feira (9), a Rússia lançou o maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra. Em junho, a Ucrânia também atacou bases militares russas com drones, causando danos significativos.

O coronel Voronich integrava uma unidade de elite que teve papel chave no ataque surpresa da Ucrânia à região de Kursk, resultando em uma ocupação de oito meses do território russo por tropas ucranianas.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan