HOME FEEDBACK

Ucrânia pede investigação sobre uso de armas químicas pela Rússia

Ucrânia pede investigação sobre uso de armas químicas pela Rússia. Solicitação à OPCW busca identificar responsáveis por ataques com munições tóxicas no conflito.

A Ucrânia solicitou à OPCW (Organização para a Proibição de Armas Químicas) nesta 3ª feira (8.jul.2025) uma investigação sobre o uso de munições tóxicas proibidas pela Rússia.

O país pede o estabelecimento de um mecanismo “independente e imparcial” para investigar casos de suposto uso de armas químicas em seu território.

No documento, a Ucrânia solicita que o mecanismo tenha poderes para:

  • Coletar evidências adicionais.
  • Identificar perpetradores, organizadores e patrocinadores.

A iniciativa surgiu após agências de inteligência da Holanda e da Alemanha apresentarem evidências do uso sistemático de armas químicas pelas forças russas desde o começo do conflito em fevereiro de 2022.

A Agência de Inteligência Militar Holandesa relatou que pelo menos 3 mortes de ucranianos foram associadas ao uso de armas químicas, com mais de 2.500 pessoas feridas apresentando sintomas relacionados.

Em maio de 2024, os Estados Unidos acusaram a Rússia de utilizar cloropicrina, um composto altamente tóxico. A OPCW considerou, no ano passado, que as acusações eram “insuficientemente fundamentadas”.

A OPCW já conduziu investigações de armas químicas na Síria, concluindo que tanto o governo sírio quanto o Estado Islâmico utilizaram essas armas.

Até o momento, a OPCW não se pronunciou oficialmente sobre o pedido da Ucrânia.

Leia mais em poder360