HOME FEEDBACK

Ucrânia recorre ao Brasil para convencer Putin a discutir paz em reunião nesta semana

O Brasil se oferece como mediador na tentativa de reunir os líderes da Rússia e da Ucrânia em um encontro em Istambul. Chanceler ucraniano pediu apoio brasileiro para convencer Putin a participar das negociações de paz.

Reunião entre líderes será discutida em encontro na Turquia.

Na tarde desta terça-feira (13), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o chanceler da Ucrânia, Andrii Sybiha.

Um dos principais tópicos foi a possibilidade de Vladimir Putin participar de uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Istambul, na Turquia.

O chanceler ucraniano solicitou ao Brasil ajuda para convencer Putin a comparecer ao encontro, mencionando que o presidente Lula da Silva teve uma reunião com o líder russo em Moscou, onde discutiram uma proposta de paz.

Durante a conversa, Mauro Vieira destacou a satisfação de Lula com a proposta de negociações para a paz e a manifestação positiva de Zelensky.

O Itamaraty também mencionou a Declaração conjunta Brasil-China e enfatizou que negociações diretas são a solução defendida pelo Brasil.

Zelensky sinalizou disposição para se reunir com Putin nesta quinta-feira (15), após pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, e reuniões com líderes da Alemanha, França, Polônia e Reino Unido para um cessar-fogo imediato.

Putin e Zelensky não se encontram desde dezembro de 2019 e não se têm boa relação.

A proposta de Putin surge em resposta a ameaças de novas sanções econômicas por potências europeias, caso não ocorra a trégua.

Leia mais em valoreconomico