HOME FEEDBACK

Ucrânia tem liberdade de escolher seu próprio destino, afirma UE

Líderes europeus reafirmam apoio à Ucrânia e destacam que negociações para a paz devem incluir seu envolvimento. Enquanto isso, Rússia e EUA marcam reunião para discutir o cessar-fogo.

Líderes da União Europeia assinam carta sobre a guerra na Ucrânia

No domingo (10.ago.2025), líderes da França, Itália, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Comissão Europeia e Finlândia assinaram uma carta afirmando que as negociações para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia devem incluir a participação da Ucrânia.

A carta destaca que: “A Ucrânia tem a liberdade de escolher seu próprio destino” e que um cessar-fogo é necessário para negociações significativas. Os líderes reafirmaram seu compromisso de que fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força.

Os signatários também reconheceram os esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a agressão russa e reiteraram apoio à Ucrânia com recursos financeiros e militares, além de sanções à Rússia.

Trump e o presidente Vladimir Putin marcaram uma reunião no Alasca para discutir um possível acordo de cessar-fogo, a ser realizada em 15 de agosto. Segundo Trump, um acordo poderia ser alcançado "muito em breve".

Desde a invasão russa em fevereiro de 2022, a Ucrânia rejeita propostas que envolvam ceder território em troca de paz. O presidente Volodymyr Zelensky criticou o encontro entre Trump e Putin, ressaltando que não foi convidado.

Leia mais em poder360