UE adia retaliação contra tarifas dos EUA para meados de abril
UE adia medidas retaliatórias contra EUA para maio, buscando mais tempo para negociações. O governo europeu analisa quais produtos norte-americanos serão impactados por tarifas, enquanto os EUA ameaçam retaliar com novas sobretaxas.
A União Europeia adiou, nesta 5ª feira (20.mar.2025), suas primeiras medidas retaliatórias contra os Estados Unidos devido às tarifas sobre metais do presidente Donald Trump.
A nova data para as contramedidas será em meados de abril, permitindo ao bloco refletir sobre quais produtos norte-americanos seriam afetados e abrindo espaço para negociações.
A Comissão Europeia propôs tarifas sobre 4,5 bilhões de euros em produtos dos EUA para 1º de abril, seguidas por 18 bilhões de euros em 13 de abril.
O comissário de Comércio, Maros Sefcovic, destacou que o cronograma das contramedidas da UE será alinhado para consultas simultâneas com os Estados-membros.
As contramedidas incluem uma tarifa de 50% sobre o bourbon dos EUA. Trump já ameaçou uma tarifa de 200% sobre vinhos e outros produtos da UE se a medida seguir adiante.
Sefcovic mencionou progressos limitados nas negociações com as autoridades dos EUA, afirmando que o foco atual deles é atrair investimentos e reindustrializar.
O primeiro-ministro da França, François Bayrou, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, alertaram sobre os riscos de escalar a disputa comercial.
Meloni expressou dúvidas sobre a eficácia de "responder às tarifas com mais tarifas".