HOME FEEDBACK

UE aprova novo pacote de sanções contra a Rússia que volta a atingir a frota fantasma

Novas sanções da UE visam cerca de 200 embarcações responsáveis pelo transporte irregular de petróleo russo e incluem restrições a empresas que apoiam a frota fantasma. O pacote também amplia as medidas contra entidades que colaboram com o setor militar russo e aborda questões de patrimônio cultural na Ucrânia.

Conselho da União Europeia aprovou o 17º pacote de sanções contra a Rússia nesta terça-feira, visando ações de contorno às restrições de petróleo desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

As novas medidas focam em quase 200 embarcações da "frota fantasma" e abordam ameaças híbridas e direitos humanos. Kaja Kallas, alta representante da UE, afirmou: "Quanto mais tempo durar a guerra, mais dura será nossa resposta."

O pacote inclui medidas restritivas econômicas e individuais para cortar o acesso da Rússia a tecnologia militar e restringir suas receitas energéticas. Um total de 342 embarcações foram indicadas como responsáveis por transportar petróleo russo de forma irregular.

Sanções individuais também foram impostas a empresas de navegação e uma grande seguradora do setor, visando interromper a operação da "frota fantasma". Desde a imposição do teto de preço do petróleo e sanções, as receitas russas caíram 38 bilhões de euros.

A UE sancionou mais de 45 empresas e indivíduos que fornecem apoio militar à Rússia, incluindo três entidades chinesas e uma bielorrussa que produzem componentes para drones. Também foram adicionadas 31 entidades que exportam bens de uso dual.

As sanções focam também na pilhagem do patrimônio cultural na Crimeia e na exploração ilegal de produção agrícola ucraniana, com 75 novas designações que elevam o total para >2.400. Essas ações incluem congelamento de bens e proibição de transações financeiras, além de restrições de viagem.

Leia mais em exame