HOME FEEDBACK

UE critica ameaça tarifária de Trump e diz que está 'pronta' para continuar trabalhando em um acordo

Ursula von der Leyen lamenta as novas tarifas dos EUA e reforça a disposição da União Europeia para negociar um acordo comercial. Presidente americano Donald Trump critica a falta de reciprocidade nas relações comerciais entre os blocos.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, criticou as novas tarifas de 30% anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado, 12. No entanto, a UE ainda busca um acordo comercial com Washington.

Von der Leyen afirmou que as tarifas "interromperiam cadeias de suprimentos transatlânticas essenciais" e afetariam empresas, consumidores e pacientes de ambos os lados do Atlântico.

A presidente também destacou que as negociações entre as partes continuarão, e que a UE está disposta a agir para proteger seus interesses, podendo adotar contramedidas proporcionais, se necessário.

Em sua carta, Trump afirmou que há uma falta de reciprocidade nas relações comerciais com a União Europeia e que é necessário lidar com déficits comerciais. Ele declarou que mantém a intenção de proteger os interesses americanos.

Além das tarifas, Trump mencionou que produtos transbordados estarão sujeitos à tarifa mais elevada e que qualquer retaliação da UE será respondida.

Ele destacou: "A UE permitirá acesso completo e aberto ao mercado dos EUA sem tarifas, mas qualquer aumento em suas tarifas será somado aos 30% que cobraremos".

Leia mais em exame