HOME FEEDBACK

UE diz ter “plano forte” para retaliar tarifaço de Trump

Ursula von der Leyen destaca que Europa busca solução negociada e tem plano forte para retaliação. A presidente da Comissão Europeia reitera a importância da diversificação comercial e do fortalecimento do Mercado Único.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou em discurso no Parlamento Europeu que a União Europeia (UE) possui um “plano forte” para retaliar as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

As tarifas de 25% sobre aço, alumínio e carros foram implementadas pelo governo Trump. Um novo plano tarifário deve ser revelado em breve, e a presidente da UE afirmaram que o bloco avaliará cuidadosamente e “calibrará” a resposta.

Von der Leyen ressaltou: “Nosso objetivo é uma solução negociada. Se necessário, protegeremos nossos interesses.” Ela acredita que tanto a UE quanto os EUA se beneficiariam de uma solução construtiva.

A presidente destacou que a Europa não iniciou o confronto e que está disposta a retaliar se isso for necessário. O plano da UE é baseado em três pilares:

  • Negociações: A Europa abordará as conversas a partir de uma “posição de força”, utilizando suas cartas na manga.
  • Diversificação do comércio: Expansão de acordos comerciais com outros países, como Mercosul, México e Suíça.
  • Reforço do Mercado Único: Remoção de barreiras para garantir a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas na UE.

Von der Leyen finalizou enfatizando a importância de revitalizar o Mercado Único e eliminar barreiras comerciais para facilitar negócios na Europa.

Leia mais em poder360