UE e EUA avançam em versão definitiva de acordo comercial, diz porta-voz
A negociação entre a UE e os EUA avança após proposta de texto dos americanos. Partes envolvidas buscam um acordo final que possa esclarecer aspectos controversos, como tarifas sobre automóveis.
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos estão perto de finalizar um acordo comercial com uma tarifa de 15% sobre a maioria dos bens da UE.
O porta-voz da Comissão Europeia para o comércio, Olof Gill, confirmou nesta quinta-feira (14) que receberam um texto dos EUA com sugestões para a finalização do documento.
O texto será analisado e o diálogo continuará tanto em níveis técnicos quanto políticos, visando um acordo juridicamente vinculativo.
Gill destacou: “Agora vamos investir nossas competências de alto nível para transmitir nossa posição final aos EUA.”
No mês passado, um acordo foi selado, estabelecendo tarifas de 15% sobre a maioria das importações da UE nos EUA. Contudo, alguns aspectos, como as tarifas sobre automóveis, ainda são incertos.
A opinião sobre o pacto é mista: alguns consideraram a melhor opção possível, enquanto críticos alegam que ele é prejudicial à UE e apontaram uma postura “fraca” da líder europeia, Ursula von der Leyen, nas negociações com Donald Trump.