HOME FEEDBACK

UE ganha vantagem em negociações comerciais com Trump após imbróglio de tarifas em tribunais, dizem autoridades

A UE se sente fortalecida nas conversas comerciais com os EUA após a instabilidade em torno das tarifas impostas pelo governo Trump. A Comissão Europeia reafirma seu compromisso em buscar tarifas zero e continua sua agenda de negociações na próxima semana.

A União Europeia (UE) obteve vantagem nas negociações comerciais com os Estados Unidos após um tribunal norte-americano questionar a legalidade das tarifas "recíprocas" de Washington.

A Comissão Europeia afirmou que as negociações continuarão, mantendo a oferta de tarifas zero mútuas sobre produtos industriais.

Segundo um porta-voz, não houve mudanças na abordagem, com reuniões técnicas programadas para a próxima semana.

Na quinta-feira, um tribunal federal dos EUA restabeleceu temporariamente as tarifas do presidente Donald Trump, um dia após um tribunal decidir que ele excedeu sua autoridade ao impor as taxas.

Uma autoridade da UE comentou: "A incerteza quanto à legalidade das tarifas 'recíprocas' certamente nos dá uma vantagem extra".

A UE está disposta a discutir barreiras não comerciais, mas não mexerá no sistema de tributação — como o imposto sobre valor agregado ou o imposto digital.

O comissário de comércio da UE, Maros Sefcovic, informou que se reuniu com o secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, e enfatizou a prioridade da UE em soluções voltadas para o futuro.

Mais negociações COMERCIAIS estão agendadas para a próxima semana na Reunião do Conselho Ministerial da OCDE em Paris.

Autoridades da UE consideraram que as decisões judiciais dos EUA validaram sua posição sobre as tarifas "recíprocas" e afirmaram que a incerteza pode beneficiar a Europa, que é vista como um oásis de estabilidade.

“Se quer um ambiente de negócios previsível, a Europa é o lugar!”, concluiu uma autoridade da UE.

Leia mais em folha