UE precisa fortalecer laços comerciais fora dos EUA, diz BC europeu
Lagarde destaca a necessidade de diversificação econômica da Europa em meio a tensões comerciais com os EUA. A presidente do BCE ressalta a importância de fortalecer parcerias com novas jurisdições.
Christine Lagarde, presidente do BCE (Banco Central Europeu), declarou que a Europa deve fortalecer laços com parceiros comerciais fora dos Estados Unidos.
No Conselho Empresarial Internacional do Fórum Econômico Mundial em Genebra, Lagarde afirmou que, apesar da importância dos EUA, a Europa deve aprofundar seus relacionamentos com outras jurisdições, utilizando sua economia exportadora.
Ela já havia abordado a necessidade de a União Europeia reforçar suas instituições e resiliência econômica, especialmente após o aumento das tarifas dos EUA.
- A tarifa média para importações norte-americanas de produtos da zona do euro varia entre 12% e 16%.
- A tarifa básica acordada é de 15%.
- Os EUA ameaçaram tarifas de 30% à UE.
Lagarde destacou que, embora acordos comerciais recentes tenham ajudado, a incerteza global ainda persiste devido ao cenário político imprevisível.
A equipe do BCE avaliará as implicações do acordo comercial nas projeções de setembro, que guiarão decisões futuras.
A negociação com os EUA gerou divergências dentro da UE, com o primeiro-ministro francês, François Bayrou, criticando o tratado como uma "submissão".