UE prepara plano para retaliar novas tarifas dos EUA
A Comissão Europeia se prepara para uma resposta robusta às tarifas impostas pelos Estados Unidos, destacando a busca por uma solução negociada. Ursula von der Leyen afirma que a UE possui diversas opções para retaliar, incluindo a taxa sobre o setor de serviços.
A União Europeia (UE) está pronta para retaliar novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, anunciou tarifas recíprocas contra o bloco.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que não deseja retaliar, mas tem um plano forte caso seja necessário. Ela busca uma solução negociada assim que as tarifas forem anunciadas.
As tarifas dos EUA incluem um aumento de 25% sobre carros importados e sobre importações de aço e alumínio. A UE está planejando contramedidas de até 26 bilhões de euros em produtos americanos devido a essas tarifas.
Von der Leyen afirmou que a UE tem várias opções para retaliar, mencionando que "todos os instrumentos estão sobre a mesa". Uma das possíveis medidas é taxar o setor de serviços, destacando a importância das empresas europeias para as grandes empresas de tecnologia dos EUA.
A presidente também frisou que a Comissão pode restringir o acesso a contratos governamentais e vendas de publicidade digital em um mercado avaliado em cerca de 100 bilhões de euros.
Trump criticou o imposto sobre valor agregado da UE, considerando-o injusto para produtos americanos. Ele também afirmou que as novas tarifas levarão em conta barreiras não tarifárias, como regulamentações internas e impostos.