UE prepara retaliação contra os EUA caso governo Trump imponha tarifas ao bloco
União Europeia avalia medidas para conter tarifas americanas. Expectativa é de um acordo que evite aumento substancial nas taxas de importação.
A União Europeia (UE) está preparando um pacote de tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos se as negociações não reduzirem a tensão comercial.
Funcionários da UE acreditam que os EUA manterão algumas tarifas mesmo após o fim das negociações, de acordo com o Financial Times.
Como parte da retaliação, a UE poderá aplicar tarifas em setores estratégicos da economia americana, incluindo empresas como a Boeing, rival da Airbus.
A situação é urgente, pois a UE deseja um acordo com os EUA antes que as tarifas sobre suas exportações aumentem para 50% em 9 de julho, quando termina a trégua de 90 dias.
Donald Trump critica a UE, dizendo que foi criada para “prejudicar” os EUA, devido ao superávit comercial e barreiras ao comércio americano.
A UE estima que as tarifas dos EUA afetam 380 bilhões de euros (US$ 439 bilhões), representando cerca de 70% de suas exportações para os EUA.
Segundo a Bloomberg, a Comissão Europeia informou que os EUA estão fazendo exigências que podem levar a um acordo injusto, mas ainda há esperanças de firmar um acordo antes da data limite.