UE prorroga suspensão de tarifas de represália contra EUA para ajudar nas negociações
Presidenta da Comissão Europeia destaca a importância das negociações para evitar tarifas pesadas. A UE se prepara para defender seus interesses em resposta à recente escalada tarifária dos Estados Unidos.
A União Europeia decidiu estender a suspensão das tarifas de retaliação contra os Estados Unidos até o início de agosto, buscando um acordo para evitar uma tarifa global de 30%.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a decisão após receber uma carta dos EUA sobre medidas que entrarão em vigor caso não haja uma solução negociada.
A suspensão atual, que se referia às tarifas de retaliação sobre aço e alumínio, expiraria na noite de segunda-feira (14).
No dia anterior, Donald Trump anunciou a imposição de tarifas de 30% sobre produtos da UE e México, a partir de 1º de agosto.
A chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, destacou que a Europa possui "as ferramentas" para se defender contra as tarifas e que sempre buscou uma solução negociada.
A escalada de Trump gerou fortes reações na Europa, onde setores como automóveis, medicamentos, aviões e vinho podem ser afetados.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório