HOME FEEDBACK

UE publica lista de produtos que podem ser tarifados caso negociação com os EUA não avance

A União Europeia ameaça tarifar produtos americanos e acionar a OMC se as tarifas recíprocas não forem reduzidas. A lista inclui itens agrícolas, industriais e bebidas, podendo impactar significativamente o comércio entre as duas regiões.

A União Europeia (UE) anunciou, nesta quinta-feira (7), uma lista de produtos dos Estados Unidos que poderão ser tarifados, caso as tarifas recíprocas não sejam reduzidas.

Além disso, a UE ameaçou acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os EUA, se as tarifas não forem diminuídas. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou o compromisso da UE em buscar soluções negociadas, ao mesmo tempo que se prepara para todas as possibilidades.

As medidas retaliatórias podem impactar 95 bilhões de euros em importações americanas, incluindo itens agrícolas, industriais, além de whisky bourbon, tequila e outras bebidas alcoólicas.

Atualmente, a UE está negociando para evitar tarifas recíprocas de 20% que o ex-presidente Trump pretende aplicar. Trump também impôs uma tarifa de 25% sobre veículos e sobre aço e alumínio importados.

Diversos componentes de aeronaves e veículos estão na lista, o que afetaria empresas americanas como a Boeing. A Comissão Europeia declarou que as tarifas americanas "violam flagrantemente" as regras da OMC, enfatizando a importância de se respeitar acordos internacionais.

Leia mais em valoreconomico