UE quer 'bom acordo comercial' com os EUA, mas não descarta retaliação à tarifa de 30%
UE busca acordo comercial com os EUA e se prepara para retaliações. Com prazo até 1º de agosto, bloco europeu prioriza diálogo diante das novas tarifas anunciadas por Trump.
A União Europeia (UE) está tentando alcançar um bom acordo comercial com os Estados Unidos, mas já se prepara para retaliações se as negociações não avançarem.
O comissário de Comércio da UE, Maroš Šefčovič, afirmou que o bloco prioriza uma solução negociada até 1º de agosto. Ele enfatizou: “Não consigo imaginar desistirmos sem qualquer esforço”.
Embora a UE aposte em negociações, o bloco não descarta contramedidas proporcionais para restaurar o equilíbrio, caso não haja consenso.
No sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 30% sobre as exportações da UE, com início em 1º de agosto.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou que essa medida prejudicaria cadeias de suprimento transatlânticas e afetaria empresas e consumidores dos dois lados do Atlântico. Ela também anunciou que o bloco estenderia a suspensão de contramedidas até início de agosto para priorizar as negociações.