UE retira imunidade de deputado da AfD suspeito de corrupção
Parlamento Europeu aprova o fim da imunidade de Petr Bystron devido a denúncias de corrupção relacionadas ao governo russo. O político da Alternativa para a Alemanha nega as acusações e afirma que são motivadas politicamente.
Parlamento Europeu retira imunidade do eurodeputado Petr Bystron (AfD) por suspeitas de corrupção.
O Ministério Público de Munique investiga Bystron por receber pagamentos e criptomoedas do site Voz da Europa para favorecer interesses do governo russo.
De acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung, ele é suspeito em pelo menos 6 casos de corrupção passiva e 5 de sonegação fiscal. Bystron nega as acusações, alegando que são politicamente motivadas.
Bystron já teve sua imunidade removida anteriormente devido a uma saudação nazista em 2022.
No AfD, ele é conhecido por suas visões anti-imigração e críticas à União Europeia, se opondo ao envio de tropas de paz à Ucrânia e tomando posições favoráveis à Rússia.
Outro político da AfD também está sob investigação por suborno. Sua identidade não foi divulgada, mas ele supostamente recebeu propina para fornecer informações ao serviço de inteligência chinês.
O Süddeutsche Zeitung afirmou que a investigação tem foco em Maximilian Krah, cuja prisão de um ex-assessor ocorreu após tentativa de enviar mais de 500 documentos sigilosos à China.