UE revisará seu acordo de associação com Israel, diz chefe da diplomacia do bloco
A revisão do acordo de associação será pautada pelo respeito aos direitos humanos e a necessidade urgente de assistência humanitária em Gaza. A crescente pressão de ministros da UE e a suspensão de negociações do Reino Unido indicam um movimento unificado em resposta à crise humanitária.
A União Europeia (UE) revisará seu acordo de associação com Israel devido à situação humanitária na Faixa de Gaza, anunciou Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, nesta terça-feira (20).
Kallas afirmou: “Lançaremos este exercício e, enquanto isso, cabe a Israel desbloquear a ajuda humanitária. Salvar vidas deve ser a nossa prioridade máxima.”
Durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas, Kallas destacou que há uma “grande maioria” a favor da revisão do Artigo 2 do acordo, que demanda o respeito aos direitos humanos.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares Bueno, confirmou que seu país e três outros ministros da UE assinaram uma carta pedindo essa revisão. Albares descreveu a situação em Gaza como “insustentável, insuportável e desumana”, e enfatizou que “é hora das ações”.
Além disso, o Reino Unido anunciou a suspensão das negociações sobre um acordo de livre comércio com Israel devido à crise em Gaza.
Os socorristas relataram, em Gaza, a morte de pelo menos 44 pessoas em bombardeios israelenses, com a intensificação das operações militares na região.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias