UGPA3: como anúncio da Petrobras faz ações da Ultrapar caírem mais de 4%
A Petrobras altera seu plano estratégico e retorna ao mercado de distribuição de gás de cozinha, desafiando o domínio da Ultrapar. Especialistas projetam volatilidade nas ações da Ultrapar devido à possível intensificação da concorrência.
Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou sua intenção de voltar a atuar na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), impactando negativamente as ações do grupo Ultra (UGPA3), que caíam 4,07% para R$ 16,73.
O conselho de administração da estatal aprovou o plano estratégico para atuar na distribuição de GLP, com foco em integrar essa atividade a outros negócios, além de oferecer soluções de baixo carbono.
A estatal havia se retirado do mercado de distribuição de gás após a privatização da Liquigás em 2020 e a venda da BR Distribuidora em 2021 (atual Vibra Energia - VBBR3).
De acordo com o Itaú BBA, a Ultrapar, através da Ultragaz, é o principal player no setor e pode ser afetada por essa decisão. O Bradesco BBI alerta que a volta da Petrobras ao mercado pode gerar volatilidade nas ações da Ultrapar, com especulações sobre concorrência de preços.
O BBI observa que quaisquer movimentações dependeriam de parcerias, respeitando as atuais cláusulas de não concorrência com a Vibra. O Goldman Sachs também alerta para riscos às margens da Ultrapar, caso a Petrobras entre no setor de GLP.