Último líder recebido pelo papa, J.D. Vance publica sermão do pontífice
Vice-presidente dos EUA expressa condolências pela morte do papa Francisco e relembra seu impacto durante a pandemia. Encontro recente entre Vance e o pontífice ocorreu no Vaticano, onde compartilharam votos de Páscoa antes da tragédia.
Vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, lamenta a morte do papa Francisco
O papa Francisco faleceu na 2ª feira, 21 de abril de 2025. Vance se encontrou com o pontífice no domingo, 20 de abril, e foi o último líder a ser recebido por ele.
Em uma publicação no X (ex-Twitter), Vance destacou a homilia de Francisco nos primeiros dias da pandemia de covid-19, mencionando-a como "muito bonita". O sermão, proferido em 27 de março de 2020, abordou a fragilidade humana e a necessidade de encorajamento mútuo durante a crise.
Vance expressou solidariedade aos cristãos ao redor do mundo que amavam Francisco, indicando que ele estava bastante doente durante seu encontro.
Segundo o Vaticano, houve um breve encontro privado em Roma entre Vance e Francisco, que coincidiu com a celebração da Páscoa.
O papa era um crítico da política migratória do presidente Donald Trump e havia se manifestado contra o plano de deportação do governo dos EUA, considerando-o uma "ferida na dignidade humana".
Francisco faleceu às 7h35 (horário da Itália) e tinha 86 anos, a segunda idade mais avançada a governar a Igreja Católica nos últimos 700 anos. Com problemas respiratórios, ele foi internado em 14 de fevereiro de 2025, e diagnosticado com pneumonia bilateral, recebendo alta em 23 de março. A última aparição pública do papa foi no dia de sua morte, durante a benção de Páscoa.