Um Brasil protagonista no combate à crise climática
Comitê tem como objetivo unir esforços dos Três Poderes para combater a crise climática no Brasil. Estrutura permitirá implementar políticas efetivas e monitorar resultados na transição energética e desenvolvimento sustentável.
Reunião do Comitê Interinstitucional: Nesta 4ª feira (13.ago.2025), acontece a 1ª reunião do Comitê Interinstitucional de Gestão do Pacto pela Transformação Ecológica no Brasil.
Ponto de partida: Um ano após sua concepção, o comitê visa articular ações entre os Três Poderes para enfrentar a crise climática.
Importância da integração: O deputado do Partido Verde destaca a necessidade de unir os Poderes para transformar propostas em ações concretas.
Mercado regulado de carbono: Uma das prioridades é o mercado de carbono, essencial para a transição energética e economia sustentável. Este mecanismo criará empregos verdes e combaterá a pobreza.
Expectativas para a COP30: A proximidade da COP30 aumenta a responsabilidade do Brasil, especialmente com Belém (PA) como sede do evento.
Compromisso além da COP: O comitê busca garantir a execução de políticas climáticas e sugerir metas concretas, além de monitorar o cumprimento.
Urgência da ação: O planeta e as futuras gerações não podem esperar. O momento é de colocar a transição energética no centro das decisões e liderar o esforço global contra a emergência climática.
Oportunidade de crescimento: Essa necessidade de mudança pode se tornar uma oportunidade de crescimento econômico sustentável para todos os brasileiros.