Um cara sem dente e ainda negro, reclama Lula de foto do governo
Lula critica representação preconceituosa do Brasil em material promocional e defende o programa Brasil Sorridente. Ao entregar unidades odontológicas móveis, o presidente destaca a importância de ampliar o acesso à saúde bucal nas periferias.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou uma propaganda do governo federal feita por um antigo ministro, durante evento em Sorocaba, no dia 21 de agosto de 2025.
Lula considerou preconceituosa uma fotografia exibida na propaganda que mostrava um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”. Ele questionou o ministro sobre a escolha da imagem, destacando a ideia de que era inapropriada para representar o Brasil no exterior.
O presidente mencionou uma frase do carnavalesco Joãozinho Trinta para reforçar sua visão de que a pobreza não deve ser estetizada. Lula sugeriu a substituição da imagem por uma que mostrasse alguém com dentes, e anunciou a criação do programa Brasil Sorridente em 2004, voltado para levar ambulâncias e serviços dentários às periferias.
Recentemente, Lula entregou 400 unidades odontológicas móveis a 400 cidades, com investimento de R$ 153 milhões do Novo PAC Saúde. A expectativa é que 1,4 milhão de pessoas sejam beneficiadas.
A regionalização da entrega será: Nordeste (207 veículos), Norte (95), Sudeste (45), Centro-Oeste (32) e Sul (21). Outras 400 unidades devem ser entregues até 2026. As cidades foram selecionadas com base em critérios socioeconômicos e tamanho territorial.