HOME FEEDBACK

Um dos maiores depósitos de cobre, ouro e prata do mundo é descoberto entre a Argentina e o Chile

Projetos da Vicuña prometem transformar a mineração na região, com reservas que colocam a exploração entre as mais promissoras do mundo. A Lundin Mining destaca o impacto positivo nos economias locais e a geração de valor a longo prazo.

Mineradora Vicuña, formada pela canadense Lundin Mining e pela australiana BHP, anunciou que seus projetos Filo del Sol e Josemaría possuem mais de 12 milhões de toneladas de cobre, além de grandes quantidades de ouro e prata.

Os depósitos contêm:

  • 12,8 milhões de toneladas de cobre medido
  • 25,1 milhões de toneladas de cobre inferido
  • Cerca de 1.001 toneladas de ouro medido
  • 1.514 toneladas de ouro inferido
  • Aproximadamente 20.505 toneladas de prata medida
  • 25.140 toneladas de prata inferida

Jack Lundin, presidente da Lundin Mining, afirmou que Filo del Sol é uma das maiores descobertas de jazidas dos últimos 30 anos.

Dave Dicaire, gerente geral da Vicuña, destacou que a empresa está em posição ideal para avançar no desenvolvimento de um distrito minerador de alto potencial, impactando positivamente as populações locais.

Os projetos estão em San Juan, Argentina, com parte de Filo del Sol na Chile (Atacama). Filo del Sol está em fase de exploração, enquanto Josemaría está em pré-construção.

A Lundin Mining concluiu que o “Recurso Mineral” é um marco fundamental e servirá para um relatório técnico integrado, a ser concluído no primeiro trimestre de 2026, visando gerar valor a longo prazo para os acionistas.

Leia mais em o-globo