HOME FEEDBACK

Um terço das crianças em Gaza estão gravemente desnutridas e não sobreviverão, diz ONU

Situação alarmante em Gaza revela que a desnutrição entre crianças atinge níveis críticos. Chefe da UNRWA alerta para uma fome resultante de estratégias de guerra e a iminente deterioração da saúde da população.

Desnutrição grave em Gaza: Um terço das crianças na cidade de Gaza e no norte do território enfrenta desnutrição severa, segundo Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA.

“Uma em cada três crianças está gravemente desnutrida; muitas não vão sobreviver”, alertou durante evento em Genebra.

Lazzarini destacou que essa é uma fome construída e deliberada, usando alimentos como instrumento de guerra. A situação piorou desde março, após o fim do cessar-fogo entre Israel e Hamas.

Com mais de 200 mortes por fome registradas, ele prevê mais mortes nos próximos dias. Sem uma nova ofensiva de Israel, muitos não terão força para se deslocar para segurança.

Além da fome, centenas morreram em tentativas de obter alimentos em centros militarizados da Fundação Humanitária para Gaza, administrada por Israel e financiada pelos EUA.

Lazzarini mencionou que 1,5 mil pessoas famintas foram mortas perto de pontos de distribuição enquanto o cessar-fogo estava ativo. A distribuição exclui os mais vulneráveis, que não conseguem caminhar longas distâncias.

Israel cortou contato com a UNRWA no início do ano, buscando desacreditá-la.

*Com informações da EFE

Leia mais em jovem-pan