HOME FEEDBACK

Um terço dos produtos mais vendidos pelo Brasil para os EUA tem nos americanos mais de 80% dos clientes. Veja quais

Pesquisa revela que 10 produtos brasileiros são altamente dependentes dos EUA para exportação. Setores como madeira de coníferas e aço enfrentam desafios com a nova sobretaxa imposta.

10 dos 30 principais produtos brasileiros exportados para os EUA destinam 80% ou mais de suas vendas externas a esse mercado, segundo o Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

Entre os produtos destacados estão:

  • Ferro fundido
  • Semimanufaturados de aço
  • Madeira de coníferas
  • Portas e soleiras
  • Pedras de cantaria
  • Aviões

A madeira de coníferas lidera a lista, com 98% das exportações para os EUA. Em valores, o Brasil vendeu US$ 189 milhões para esse mercado até julho.

Apesar de estar na lista de produtos mais dependentes, os aviões entre 2 a 15 toneladas (91%) estão isentos de sobretaxas, devido à presença da Embraer no setor.

Dos 30 produtos vendidos aos EUA, 18 não têm isenção e estão sujeitos à sobretaxa. Desses, 13,3% realizam 30% ou mais de suas exportações para o mercado americano.

O impacto do tarifaço do presidente Donald Trump pode ser pequeno na economia geral, mas վնաս pode ser significativo para setores específicos, especialmente na indústria siderúrgica.

Para Lia Valls, coordenadora do Icomex, pode ser difícil para empresas redirecionarem suas vendas, devido à organização das cadeias das multinacionais.

Ela alerta que, quanto maior a dependência do mercado americano, mais difícil será encontrar novos mercados para exportação.

Leia mais em o-globo