'Uma bênção', dizem católicos dos EUA ao celebrarem escolha do primeiro papa americano
Fiéis celebram a eleição do primeiro papa americano, Leão 14, com esperanças de mudanças e um legado de união. A escolha promete revitalizar a fé católica e atrair antigos adeptos para as paróquias.
Católicos dos Estados Unidos celebraram a eleição do primeiro papa americano, Leão 14, nascido Robert Francis Prevost, de 69 anos, em Chicago.
Em frente à Catedral de St. Patrick, Rosaria Vigorito, artista de Miami, expressou a emoção do momento e suas esperanças por uma postura reformista, incluindo a ordenação de mulheres como sacerdotes.
Centenas de fiéis e jornalistas se reuniram para acender velas e rezar, enquanto um letreiro eletrônico do canal Fox News anunciava a surpreendente eleição.
Oscar Salvador, operário mexicano, espera que Leão 14 possa manter os fiéis na Igreja, enquanto Tim Anderson destacou o domínio de idiomas do novo papa, que pode ajudar na unidade da fé.
Vigorito acredita que o papa deve promover amor e paz, além de intervir em conflitos internacionais, como na Ucrânia. Salvador concorda, desejando que ele contribua para a reconciliação entre países em guerra.
A escolha de um papa americano é vista como uma forma de atrair mais pessoas para a Igreja, segundo Vigorito. Annie Elm, da Carolina do Norte, homenageou o papa emérito Francisco, desejando que Leão siga seu legado de humildade e bondade.