HOME FEEDBACK

União Europeia anuncia retaliação contra tarifas dos EUA

UE impõe tarifas sobre 26 bilhões de euros em produtos dos EUA em retaliação às tarifas de Trump. A medida visa produtos industriais e agrícolas, intensificando as tensões comerciais entre os blocos.

UE anuncia contramedidas comerciais em resposta às tarifas de 25% dos EUA sobre aço e alumínio.

A decisão foi anunciada em 12.mar.2025 pela Comissão Europeia, que considera as taxas “injustificadas e prejudiciais” para o comércio.

A presidente Ursula von der Leyen informou que taxas sobre 26 bilhões de euros em produtos dos EUA entrarão em vigor em 1º de abril.

As tarifas também afetam Brasil, China, Canadá, Japão e Austrália.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estuda possíveis retaliações e se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o setor de aço.

A UE implementará suas medidas em duas etapas, visando produtos industriais como aço, alumínio, ferramentas, plásticos e madeira.

Outros itens afetados incluem aves, carne bovina, laticínios e vegetais, com aprovação dos países-membros da UE.

Produtos norte-americanos como uísque bourbon e jeans também serão tarifados novamente.

Von der Leyen reafirmou a disposição da UE em negociar, citando a importância de evitar tarifas em um cenário econômico incerto.

O ministro de assuntos europeus da França, Benjamin Haddad, sugeriu que a UE poderia expansionar suas respostas para incluir serviços digitais.

O Reino Unido, fora da UE, buscará uma estratégia diferente, buscando um acordo econômico com os EUA para remover tarifas adicionais, conforme indicado pelo secretário do Tesouro britânico, James Murray.

Leia mais em poder360