União Europeia diz que se aproxima de estrutura de acordo comercial com EUA
UE e EUA aceleram negociações para acordo comercial visando evitar tarifas elevadas. Prazo se esgota em 9 de julho, com tarifas podendo subir para 50% em caso de impasse.
A União Europeia (UE) está avançando em direção a um acordo comercial com os EUA, após uma ligação entre a chefe do bloco, Ursula von der Leyen, e o presidente Donald Trump.
O porta-voz da UE, Olof Gill, afirmou que a discussão foi produtiva e que a UE está no início do jogo final para um acordo preliminar.
A UE tem até 9 de julho para fechar um acordo, antes que tarifas de até 50% sejam aplicadas sobre suas exportações para os EUA.
Olof Gill expressou a intenção da UE de evitar tarifas, ressaltando que elas causam prejuízos e que o objetivo é alcançar resultados positivos.
Negociadores da UE e dos EUA trabalharam durante o fim de semana em busca de um acordo preliminar. Embaixadores estão prontos para agir, caso a Comissão Europeia decida avançar nas negociações.
O premiê alemão Friedrich Merz manteve conversas com outros líderes europeus, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, para discutir a disputa comercial.
Merz alertou que o tempo está se esgotando, enquanto o governo Trump notificará parceiros comerciais sobre as novas tarifas, que entrariam em vigor em 1º de agosto, caso não haja um acordo.