União Europeia fala em “medidas proporcionais” contra tarifa de 30% de Trump
União Europeia reage a tarifas de Trump e promete proteger seus interesses comerciais. Líder do bloco destaca a importância de acordo antes da implementação das novas alíquotas.
Após anúncio de tarifa por Trump, UE responde com medidas de proteção
Minutos após o presidente dos EUA, Donald Trump, divulgar uma tarifa de 30% a produtos da União Europeia, o bloco afirmou que tomará “todas as medidas necessárias para salvaguardar” seus interesses, incluindo providências proporcionais.
A presidente da UE, Ursula von der Leyen, declarou que o aumento de tarifas interromperia cadeias de suprimento essenciais e destacou que “poucas economias no mundo igualam o nível de abertura da UE”.
Apesar do anúncio, a presidente assegurou que o bloco está trabalhando por um acordo até 1º de agosto, data em que a nova alíquota deve entrar em vigor. Ela também mencionou a importância de aprofundar parcerias globais baseadas em práticas comerciais justas.
Na manhã do dia 12, Trump divulgou a tarifa em sua rede social, a Truth Social, citando o déficit comercial significativo dos EUA com a UE. Essa foi uma das mais de 20 cartas enviadas por Trump nesta semana, incluindo uma taxa de 50% a produtos brasileiros direcionada ao presidente Lula.