União Europeia vai retirar tarifas sobre bens industriais dos EUA
Proposta da UE prevê redução de tarifas para bens industriais dos EUA e estabelece alívio retroativo para o setor automotivo europeu. A medida busca restaurar a estabilidade nas relações comerciais entre as duas regiões e depende de aprovação legislativa.
Proposta da UE para eliminar tarifas sobre bens industriais norte-americanos foi feita nesta 5ª feira (28.ago.2025).
A mudança é parte do acordo comercial firmado com os Estados Unidos e garante a redução das tarifas no setor automotivo europeu com efeito retroativo a 1º de agosto.
A Comissão Europeia destacou que a remoção das tarifas, combinada com o “acesso preferencial” a produtos agrícolas e de pesca dos EUA, irá beneficiar o setor automotivo europeu.
O comunicado frisou que essas ações visam restaurar a estabilidade nas relações comerciais entre a UE e os EUA.
A proposta deve ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. O plano já foi mencionado em uma declaração conjunta na semana passada, onde os EUA expressaram a expectativa de aprovação das legislações europeias.
Segundo o acordo, tarifas sobre automóveis seriam reduzidas retroativamente a partir de 1º de agosto, data em que as propostas legislativas foram apresentadas.
O entendimento entre EUA e UE foi anunciado no final de julho, após negociações intensas. O presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 15% em produtos europeus, aliviando a ameaça de uma tarifa de 30%.
Além disso, a UE concordou em comprar US$ 750 bilhões em energia dos EUA e investir outros US$ 600 bilhões no país.