Unicamp instala centro para pesquisa em mobilidade elétrica
Centro busca integrar academia e indústria para impulsionar inovações em mobilidade elétrica no Brasil. Com foco em pesquisas avançadas, o Cemobe pretende enfrentar desafios da eletrificação do transporte e contribuir para um futuro mais sustentável.
A Unicamp irá inaugurar o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (Cemobe), o primeiro da América Latina dedicado exclusivamente à mobilidade elétrica.
O Cemobe contará com um investimento inicial de R$ 15 milhões e já possui mais de R$ 100 milhões mobilizados em projetos.
A sede será localizada no Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), em Campinas (SP), e sua construção será viabilizada pela Finep, que aprovou o projeto da Unicamp em um edital nacional.
Com 33 docentes, mais de 200 pós-graduandos, 100 alunos de graduação e 40 empresas parceiras, o Cemobe já possui 20 projetos em andamento.
O coordenador do centro, professor Tárcio Barros, afirma que o Cemobe busca ser um polo integrador entre universidade e indústria, acelerando o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
A estrutura do Cemobe terá 1.600 metros quadrados e deve ser concluída em até dois anos.
As linhas de pesquisa incluem:
- Veículos híbridos e elétricos com tecnologias de tração de baixo carbono;
- Armazenamento de energia, como baterias e supercapacitores;
- Sistemas inteligentes de gerenciamento de energia;
- Infraestrutura de recarga e micromobilidade elétrica;
- Veículos agrícolas eletrificados;
- Estudos sobre impactos sociais da mobilidade elétrica.