Uruguai se despede de ‘Pepe’ Mujica com homenagens e cortejo fúnebre
Uruguaius prestam homenagem a José Mujica, que morreu aos 89 anos após batalha contra o câncer. O ex-presidente foi lembrado por sua vida austera e seu legado político na América Latina.
Uruguai se despede de Pepe Mujica
Os uruguaios dão adeus a José Mujica, ex-presidente e referência da esquerda latino-americana, nesta quarta-feira (14). Ele faleceu aos 89 anos, após uma luta contra o câncer.
Mujica morreu em sua casa, acompanhada por sua esposa, Lucía Topolansky. O câncer de esôfago foi diagnosticado em 2024 e, segundo a esposa, ele estava em estágio terminal.
A morte do ex-guerrilheiro foi anunciada pelo presidente Yamando Orsi nas redes sociais: “Sentiremos muita sua falta, ‘Velho’ querido”.
O cortejo fúnebre começou às 10h00 locais, com a população reunida na principal avenida de Montevidéu para se despedir. O velório no Congresso estará aberto ao público durante a tarde. O governo decretou três dias de luto oficial.
A partida de Mujica causou comoção e mensagens de líderes latino-americanos. Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou sua “grandeza humana” e viajará a Montevidéu para se despedir. Gabriel Boric, presidente do Chile, também expressou admiração, enquanto Cristina Kirchner reconheceu sua contribuição à América Latina.
Mujica, conhecido como o “presidente mais pobre do mundo”, implementou reformas significativas no país entre 2010 e 2015, incluindo a legalização da maconha e a recepção de refugiados sírios. Ele foi um dos líderes do Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros e passou 13 anos encarcerado sob a ditadura.
Continuou a lutar pela esquerda e a defesa da unidade latino-americana até seus últimos dias.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório