US Steel e Nippon Steel selam 'parceria' após acordo com governo dos EUA
A US Steel e a Nippon Steel assinam acordo com o governo dos EUA para uma parceria após a tentativa de compra vetada por Joe Biden. O novo pacto prevê investimentos significativos e a participação do governo na empresa para garantir a segurança nacional.
US Steel e Nippon Steel anunciaram um acordo com o governo dos Estados Unidos para formalizar uma parceria, após tentativas anteriores de aquisição.
O ex-presidente Joe Biden vetou a compra argumentando preocupações de segurança nacional, enquanto Donald Trump inicialmente se opôs, mas depois buscou reverter a situação.
As empresas referem-se ao acordo como uma parceria, similar ao termo usado por Trump, mas a US Steel não mudou os termos da venda de US$ 14,9 bilhões, já aprovada pelos acionistas.
Em comunicado, as empresas agradeceram ao governo de Trump, afirmando que o acordo trará investimentos significativos para as comunidades.
O acordo inclui um investimento de aproximadamente US$ 11 bilhões até 2028 e dará ao governo dos EUA uma "golden share", assumindo participação na empresa.
Nos EUA, o governo geralmente intervém em empresas em dificuldade, como fez com a General Motors em 2008.