USP faz ato em defesa da soberania nacional com apoio de 200 entidades
Faculdade de Direito da USP promove ato em defesa da soberania nacional. Evento ocorre em resposta a tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e reúne apoio de diversas entidades.
Faculdade de Direito da USP realizou uma manifestação em defesa da soberania nacional na última 6ª feira (25.jul.2025).
O ato foi convocado pelo diretor Celso Campilongo e pela vice-diretora Ana Elisa Bechara. O objetivo era “repudiar as ameaças à soberania nacional” e lançar a Carta em Defesa da Soberania Nacional.
O evento ocorreu uma semana antes da implementação de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, como anunciado pelo presidente Donald Trump. A tarifa foi justificada pelo tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mais de 8.000 pessoas já assinaram a carta. Campilongo afirmou: “Nenhum outro país tem autoridade para interferir no sistema de Justiça nacional.”
O evento contou com o apoio de mais de 200 entidades, incluindo a OAB-SP e a UNE, e ocorreu das 11h às 12h40 no Salão Nobre da USP. Durante a manifestação, pronunciamentos foram feitos e a carta foi lida em voz alta. O evento foi encerrado com a execução do hino nacional.
Mensagem do ex-ministro do STF Celso de Mello foi lida aos participantes.
CARTA EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL:
A carta afirma que a soberania é o poder do povo sobre si mesmo e denuncia qualquer forma de intervenção externa. Destaca os princípios da independência nacional e da igualdade entre as nações, reafirmando que o Brasil não abrirá mão de sua soberania e que o diálogo é preferível à violência nas relações diplomáticas.