HOME FEEDBACK

USP faz ato em defesa da soberania nacional com apoio de 200 entidades

Faculdade de Direito da USP promove ato em defesa da soberania nacional. Evento ocorre em resposta a tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e reúne apoio de diversas entidades.

Faculdade de Direito da USP realizou uma manifestação em defesa da soberania nacional na última 6ª feira (25.jul.2025).

O ato foi convocado pelo diretor Celso Campilongo e pela vice-diretora Ana Elisa Bechara. O objetivo era “repudiar as ameaças à soberania nacional” e lançar a Carta em Defesa da Soberania Nacional.

O evento ocorreu uma semana antes da implementação de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, como anunciado pelo presidente Donald Trump. A tarifa foi justificada pelo tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais de 8.000 pessoas já assinaram a carta. Campilongo afirmou: “Nenhum outro país tem autoridade para interferir no sistema de Justiça nacional.”

O evento contou com o apoio de mais de 200 entidades, incluindo a OAB-SP e a UNE, e ocorreu das 11h às 12h40 no Salão Nobre da USP. Durante a manifestação, pronunciamentos foram feitos e a carta foi lida em voz alta. O evento foi encerrado com a execução do hino nacional.

Mensagem do ex-ministro do STF Celso de Mello foi lida aos participantes.

CARTA EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL:

A carta afirma que a soberania é o poder do povo sobre si mesmo e denuncia qualquer forma de intervenção externa. Destaca os princípios da independência nacional e da igualdade entre as nações, reafirmando que o Brasil não abrirá mão de sua soberania e que o diálogo é preferível à violência nas relações diplomáticas.

Leia mais em poder360